terça-feira, 19 de maio de 2009

Depois da consulta


Já tive a consulta com a nutricionista. 
Saí de lá com um plano alimentar,  alguns conselhos e truques. 

Não tenho de memória tudo mas,  a bem dizer o que devo mudar é: 

- comer mais durante o dia, sobretudo na 1ª metade do dia, tomar um bom pequeno almoço, etc...
- comer menos à noite
- o peixe e carne devem ser magros, e devo comer apenas uma porção de 60 gramas já limpo de gordura, ossos ou espinhas (a parte dificil é medir isto!)
- arroz ou massa: 3 colheres de sopa rasas (não faço ideia de como medir massa com uma colher de sopa!) ou 1 batata pequena ou 4 colheres de feijão
- entre as refeições é suposto comer uma enormidade: pão + 1 iogurte liquido ou 2 sólidos + 1 peça de fruta (não consigo comer isto tudo!!!)
- de fora ficam os invariáveis; fritos e enchidos, enlatados, doces (incluindo qualquer tipo de bolacha, barras de cereais ou cereais de pequeno almoço por terem muito sal açucar, gordura)
- não há sobremesa, nem mesmo fruta que fica remetida para entre as refeições
- há ainda lugar para 1 colher de chá rasa de margarina magra ou compota (que eu dispenso porque não costumo pôr nada no pão)
- usar pouco azeite para cozinhar ou temperar saladas

Isto é só 1 resumo, depois escrevo aqui o plano direitinho...

Entretanto mesmo com os meus anteriores erros tenho perdido peso (média de 1Kg por semana), portanto o plano que eu seguia não estava totalmente errado! Vamos ver agora com este. A próxima consulta é daqui a um mês.
Aceito comentários, comparações com planos que vos tenham sido recomendados, etc...


9 comentários:

  1. O que a nutricionista te mandou fazer é exactamente o que eu faço, excepto comer arroz/massa/batata/leguminosas e não por engordarem, mas sim pq sei que não consigo restringir-me a umas colheres apenas e depois estrago tudo! Em relação ao azeite, só o uso para temperar saladas e/o legumes e apenas duas colheres de café por refeição.

    Quanto ao pão, aconselho o uso de pão de forma integral! Eu estive imenso tempo sem comer pão, nestes ultimos dias como uma fatia de pão de forma integral ao pequeno almoço com uma fatia de fiambre e alface e tenho continuado a perder peso na mesma!

    Dois iogurtes sólidos parece-me um bocadinho demais, acho que nem eu conseguia comer pão iogurte e fruta. Até prefiro comer por exemplo 1 fatia de pão, uma hora depois 1 iogurte, uma hora depois 1 peça de fruta. Assim não como tudo de uma vez para depois ficar com fome antes da hora da proxima refeição, vou comendo aos poucos! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Electra. Obrigada pelas tuas palavras.
    Geralmente os nutricionistas fazem um plano alimentar com base no nosso peso actual. Os planos não são iguais para todos, nem todos comemos as mesmas quantidades. Daqui a uns tempos de certeza que ela te vai reduzir a quantidade dos alimentos.
    Para medires 3 colheres de sopa de massa, só é difícil no esparguete e massad tipo tagliatelle. No espeaguete posso-te dizer que contas 16 palitos em cru. É essa a medida. Fiquei logo desanimada quando a nutricionista me disse isso,lol, porque é uma miséria, quase não se vê no prato.Quanto ao lanche, porque não dividi-lo em dois? assim não tens tanta fome na próxima refeição. Vias vendo como correm as coisas e vais adaptando à tua maneira e ao teu gosto.
    Estavas a ter uma evolução mesmo antes de ires à consulta.
    Beijos e boa sorte com o novo plano.

    ResponderEliminar
  3. olá!
    silvia, o problema do pão de forma embalado (tipo panrico) é conter gorduras adicionadas... mais vale mesmo pedir o pão na padaria.

    Resposta para a Da gordura à formosura: Durante a tarde há 2 lanches, mas eu depois ponho aqui tudo detalhado...

    ResponderEliminar
  4. olá!
    aquilo que a tua nutri recomendou,foi exactamente o que a da minha filha sugeriu tb.e cumprida á regra perdes mesmo os tais 4 quilinhos por mês.
    agora aquilo que te desejo é mta força de vontade para levares avante esse plano.
    eu acredito que vais conseguir!
    beijos

    ResponderEliminar
  5. eu com a massa e arroz faço integrais que echem mais. Cozo tudo e depois guardo em taparweres e peso 80 gramas cozido para cada refeiçao.os iogurtes opta pelos solidos que enchem mais, de preferencia sem adoçante.
    bjokas!

    ResponderEliminar
  6. Olá Electra!

    Bem agora é por esse plano em pratica!
    Estás no bom caminho!

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá, Bom agora é só seguir o plano.

    Bjo

    ResponderEliminar
  8. é bom ter um plano alimentar, mas me ensinaram algo que valioso.
    Evite as três farinhas branca:
    sal. farinha. açúcar.
    Sempre nas principais refeições abuse das saladas
    coma bem legumes e 1 bela fruta.
    Bjs e não desanime.

    ResponderEliminar
  9. Esse plano parece-me muito equilibrado,parecido com um que tambem já segui e ao qual volto de vez em quando!Eu deixava um dos lanches da tarde para depois do jantar,se tivesse fome(e tinha!).Lá se foram 10 belos kilos e a comer hidratos de carbono,ah pois é...Força!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails