segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Creio que não tinha ainda aqui falado do meu problema de saúde (agora controlado).

Quando tinha 17 anos comecei a emagrecer do nada, e sem causa aparente: foi-me diagnosticado hipertiroidismo. Depois do tratamento com iodo radioactivo, passei a hipotiroidismo e o peso voltou em força.
Agora tomo diariamente o medicamento de substituição (eutirox) que me vai acompanhar para o resto da vida.

A tiróide é responsável por muitas das coisas que nos afectam, e influencia de forma decisiva o nosso metabolismo: que no meu caso é lento o que leva a um aumento de peso. Nos últimos anos não tive a bem dizer período, e com o passar dos meses desisti de fazer testes de gravidez, tornou-se normal. Mas este mês o meu corpo deve ter-se regulado, porque ele apareceu e não se limitou a dizer um tímido olá...
Outra coisa que a tiróide afecta é a pele, o cabelo e as unhas. E talvez ainda mais grave que isso, a concentração e a memória.

Por isso tenho que tomar religiosamente o Eutirox sem esquecimentos...

Deixo aqui para os interessados, os sintomas mais comuns, e estejam atentos, porque por vezes o aumento ou diminuição de peso pode ser sintoma de problemas da tiróide:

Hipertiroidismo

• Ansiedade e irritabilidade

• Insónia

• Perda de peso, por vezes muito acentuado, acompanhada de aumento de apetite

• Suor abundante

• Tremores e palpitações

• Cansaço muscular acentuado

• Alterações no ciclo menstrual

Olhos salientes (exoftalmia) e avermelhados.

Movimento ocular diminuído, descoordenado e visão dupla - diplopia (doença de Graves).

Lacrimejo e sensibilidade ocular à luz.

Bócio

Hipotiroidismo

• Ciclos menstruais irregulares ou falta de menstruação

• Diminuição da fertilidade e do desejo sexual

• Queda de cabelo

• Unhas e cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento

• Pele seca

• Dificuldades de concentração e memorização

• Ritmo cardíaco mais lento

• Depressão

• Sonolência

• Prisão de ventre

• Aumento de peso

• Colesterol elevado

• Intolerância ao frio

• Cansaço fácil e fraqueza muscular

3 comentários:

  1. obigada pelas tuas palavras ,
    hj claro que levei na cabeça pelo peso ... mas este era o timing ... portanto ... é ter cuidadinho e n aumentar mto mais! bjinhos

    ResponderEliminar
  2. nao percebi nada mal ... :D
    eu por enquanto n vou mto a blogues de gravidas pq por má sorte só vou parar aonde vejo coisas tristes ... e n quero ver essas coisas ... depois explico!
    Eu levei na cabeça pq tou com 87 quilos e entao tenho que ter cuidado!!!
    sim claro tens toda a razao ... mas eu agora tou desempregada e tou com 34 anos . timing certo! bjinhosss

    ResponderEliminar
  3. Olá...quero felicitar-te pelo teu peso perdido. Mais de 20 kgs em 4 meses???? Meu Deus eu devia ter vergonha pois já comecei o meu blog e a minha (pseudo) dieta em 22 de Junho e ainda só perdi uns míseros 3 kgs. Podia ter perdido tudo que preciso, caso me esforçasse a valer. São pessoas como tu que me dão inspiração e força para acreditar.
    Parabés e muita força.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails