terça-feira, 10 de novembro de 2009

O remorso e a culpa


remorso
s. m.
Manifestação pungente da afectividade humana que nos censura um acto que não devíamos praticar.

culpa
s. f.
1. Falta voluntária contra o dever; omissão; desleixo.
2. Causa (de mal ou dano).
3. Imputação.
4. Delito; crime; pecado.


Por vezes fico fula! Passo a explicar: ontem íamos para casa já tarde, a preguiça tomou conta do meu marido que insistiu para jantarmos fora porque já estava muito cansado... (depois de o termos feito na sexta, e no domingo). Eu ainda o tentei demover, afinal tínhamos sopa em casa e eu mesma faria mais qualquer coisa.

Não adiantou. Lá fomos a um restaurante novo, onde não havia nada grelhado, Fiquei de trombas, nem o jantar aproveitei direito, ali estava eu a comer bacalhau recheado, que é como quem diz frito, e batatas fritas a acompanhar, trouxeram-me uma amostrinha de cenoura. Estava fula, pela comida, por aquilo ser calórico e por não estar a comer como devia. Saí de lá de mau humor e culpar-me a mim por ter comido, a culpá-lo a ele por me ter levado... enfim.
Cheguei a casa enjoada do que tinha comido e com a culpa às costas, completamente KO depois de um dia de trabalho e dores de cabeça, e sem força para me pôr a fazer exercício.
Mas senti-me tão mal comigo por ter comido o que comi, que lá fui eu fazer 15 minutos abdominais, mais 20 de bicicleta elíptica,e para descontrair 10 minutinhos a dançar. Foram no total 45 minutos para expiar os meus pecados e livrar-me da culpa.

Hoje de manhã tinha 73.2. Menos mal.

13 comentários:

  1. Hey já passou. Estás bem agora. Agora de castigo, dás um prato de cenoura ao teu marido como jantar de hoje.

    Nem penses mais nisso agora! Desceste, é o que interessa :)*

    força, querida.

    ResponderEliminar
  2. Olha lá, a parte boa de ser magra é aproveitar MELHOR a vida? Tanta culpa para quê? No dia seguinte já nao vais comer melhor? Não sejas assim pá!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Não podes culpar-te tanto: é apenas comida, não podes dar-lhe mais poder do que aquele que deve ter, nem deixares que te controle e estrague momentos que deveriam ser agradáveis. Fazer dieta, reeducarmo-nos na alimentação, inclui saber lidar com comida calórica e ultrapassar isso sabendo que estamos atentas e concentradas.

    :) estás cada vez melhor, don't worry!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  4. Querida, hoje é outro dia =) aproveita-o bem, não te deixes abater pela culpa e pelo remorao... E afinal fizeste exercicio o que é muito bom =) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O que interessa é que mesmo sem te apetecer fizeste exercício, por isso nada de culpas, tens muitos dias para remediar essas calorias. E o peso desceu, isso é que é importante! Não tenho dúvidas que sabes bem fazer as coisas como devem ser, basta olhar para o teu percurso, por isso nada de culpas, nem remorsos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É muito mau termos esse tipo de sentimentos e acho que nao te deves sentir assim! Se um dia nos excedermos um bocado, nao acontece nd, temos é que no dia seguinte seguir normalmente a nossa RA. Nao podemos ser nem 8 nem 80!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Não te martirizes, só vai piorar... pensa que agora vai ser melhor, e tens de fazer por isso
    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi
    não acho que essa seja a atitude correcta, n deves deixar de ter a tua vida social e mais ainda a sanidade do teu casamento!
    vá vive a vida, n é só dietas e quilos a mais!
    bjos

    ResponderEliminar
  9. Uma minhota como eu :)
    Mas o Minho é enorme né? ;)
    Tens que me dar o teu msn.
    O meu não posso revelar aqui pois é do trabalho.
    Bjs fico á espera

    ResponderEliminar
  10. eu quando isso me acontecesse tento comer pouco...

    sei q nao me vai emagrecer mas tbm nao vai engordar

    eheh
    parece q nem foi tau mau pa ti

    beijinhooo

    ResponderEliminar
  11. Bem isto parece-me bem, a vida não pode ser apenas de dieta, o mais importante foi ter consciencia do que se fez e correr atras do prejuizo k foi o que fizes-te.

    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails