terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010

Como perder 35 quilos em 9 meses

Olá.
Muito ausente, shame on me, eu sei!

Pois, venho falar-vos de um mail que recebi a perguntar sobre os meus truques e deixo aqui em jeito de resposta para quem entrar à procura do mesmo.


Ponto 1- e talvez o mais importante
Uma dieta é para a vida, é reeducação alimentar, não funciona se só a levares por um mês ou um ano.

Ponto 2- consulta um médico
O meu médico de família encaminhou-me para as consultas de nutrição do centro de saúde- é gratuito, tu mesmo podes procurar na tua área.

Ponto 3- cria um documento onde anotes religiosamente tudo o que comes
Mesmo antes de começar com as consultas, comecei a anotar numa folha de excel tudo o que comia e a que horas: estes dados foram muito importantes para a nutricionista avaliar os meus hábitos e eu mesma ter consciência do que comia.

Ponto 4- segue um plano alimentar adaptado a ti
Quando fui à nutricionista, ela passou-me este plano : http://aelecta.blogspot.com/2009/05/plano-alimentar.html mas cada um deve seguir algo que seja pensado nas suas necessidades, hábitos, peso, idade, etc...

Ponto 5- cortar o que faz mal
primeiro cortei as pizzas, as massas, o excesso de arroz e batata... cortei os doces, as bolachas, as barras de cereais, os cereais de pequeno almoço, deixei de lado o pão com manteiga, ou mesmo o pão simples durante o dia.

Ponto 6- passar a comer fruta e lacticínios magros entre refeições
passei a consumir iogurtes e leite magro, e queijo só "vaca que ri light", faço dois lanches meio da manhã e da tarde com fruta, iogurtes e leite.

Ponto 7- exercício
comecei por fazer bicicleta eliptica todos os dias 20 minutos (depois do jantar)
depois alternava dias de bicicleta com dias de abdominais
comecei a fazer natação 2 vezes por semana (nesses dias não faço bicicleta nem abdominais)
aos sábados jogo 1 partidinha de ténis
agora corro meia hora no exterior de vez em quando
É muito importante manter uma rotina de exercícios com um mínimo de 30 minutos todos os dias!

Ponto 8- perder peso não é mais que uma equação
Ingerir menos calorias que aquelas que gastas, ou fazer o corpo gastar mais calorias que as que consomes através do exercício.
A segunda hipótese acaba por ser mais fácil, porque não comer deixa qualquer pessoa triste e neurótica!
fazer exercício só vai gastar 30 minutos do teu dia, deixa-te mais feliz e disposto para outros prazeres da vida!

Ponto 9- fintar o apetite depois do exercício
Também fico com muita fome depois do exercício. o ideal era fazer o exercício depois de comer e não meter nada à boca de seguida.
Se ficas com um buraco no estômago, tenta enganá-lo com comida pouco calórica (1 iogurte, 1 pêra), outro truque é beber bastante antes de comer, vai deixar-te cheio e sem espaço para muito. Um truque: Coca Cola zero, é bom, é doce e não tem calorias (atenção o sódio que contém pode causar retenção de líquidos)!

Ponto 10- evitar calorias extra
Abolir o azeite das saladas e reduzir a gordura ao cozinhar; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas (o vinho é calórico e abre o apetite), não comer sobremesa.

Ah, e apesar de serem permitidas excepções, não deixar que as excepções se tornem regra!

11 comentários:

  1. Olá! Obrigada pelas dicas. Estive a dar uma olhadela no teu plano alimentar, tenho uma pergunta: 2 iogurte sólidos ou 1 líquido, é mesmo isso?

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas. O meu problema é conseguir cumprir a RA. Digamos q é um problema mais psicológico...GRRRRRR!
    Bjo para ti

    ResponderEliminar
  3. E mais uma vez se prova que não há segredos nesta matéria mas sim persistencia e vontade.
    Parabens pelo peso perdido, pela persistencia e pela vontade!
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Parabens, pelo que alcançaste e obrigada por partilhares! bjks

    ResponderEliminar
  5. Desculpa lá, mas desde quando os cereais engordam???

    Claro que depende da dose, mas...

    Mimi

    ResponderEliminar
  6. segundo a minha nutricionista os cereais de pequeno almoço, barras de cereais, tal como as bolachas integrais pecam por um de dois motivos:
    excesso de açucar ou excesso de gordura.

    eu escolhi eliminar estes pequenos excessos e dar-me ao luxo de comer um doce quando me apetecer.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! grande desafio e tu sempre a andar chegas-te lá! És um exemplo. Agora vem outra etapa: a manutenção! Como está a correr? Não há a tentação do agora ja estou bem até posso...
    cmps
    MG
    novo endereço www.io-ioautomatico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Bem... tu és mais uma das meninas que eu invejo! Pela determinação. Pela vitória.
    Se eu tivesse sido tão determinada como tu, já teria alcançado o meu peso ideal.
    Comecei em Junho de 2009 e apenas queria perder 18 quilos. Comparado com os que perdeste em tão pouco tempo é pouco...e perdi quase nada!!!
    Que feliz que te deves sentir agora.
    Bem mereces!!!
    Mas não nos deixes tá? Vem visitar-nos!

    ResponderEliminar
  9. Oi Electra,
    O teu blog foi-me reencaminhado por uma amiga, tenho estado a ler e penso que estou no bom caminho! :-)

    A minha luta vem desde há 9 meses que durante a gravidez aumentei 35kg... enqunato amamentei não pude fazer grandes alterações na alimentação, mas no final de Abril, iniciei a Redução Alimentar assim como quase todas as dicas que aqui dás no teu blog.

    No total já foram 23kg, faltam cerca de 15 para ficar no meu ideal...já faltou mais né?

    Só sei é que desde que iniciei a redução alimentar a sério... finais de abril já lá vão quase 7kg em pouco mais de um mês... força de vontade não falta...

    Alex

    ResponderEliminar
  10. Emagreci 23 kilos e vou emagrecer mais 7 ou 8 kilos.

    Estou me sentindo melhor agora.
    Iniciei a dieta faz seis meses.
    Como frutas e carne à vontade.
    Malho pelo menos 4 a 5 vezes por semana.
    Corrida, musculação e boxe.

    Mel.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails