quinta-feira, 4 de março de 2010

Exercício X Apetite



O exercício é o nosso grande aliado, mas por vezes também pode jogar um pouco contra nós (sem com isto dizer que não se deve fazer exercício, deve-se!!!).
Fazer exercício gasta calorias, dá mais massa muscular, que por sua vez vai gastar mais calorias mesmo em repouso (mas desenganem-se, basta deixar de fazer exercício regularmente e o corpo volta ao metabolismo lento).
Se por um lado é assim, por outro, também é verdade que fazer exercício, no meu caso, dá fome.

Há quem diga que não, como aqui: http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/corpo/conteudo_246797.shtml

Não sentia isto quando fazia apenas elíptica ou caminhadas depois do jantar, porque nem me passava pela cabeça comer quando acabasse.
Mas com a natação e o jogging que faço ao chegar a casa e imediatamente antes do jantar, a coisa é diferente. Chego com fome, realmente com apetite. E como imenso, devoro! E a maior parte das vezes (todas as vezes) como pão demais, tenho essa consciência porque não me fico propriamente por duas fatias... eu não faço parte do grupo de pessoas que acredita que não se devem comer hidratos de carbono: eles são muito importantes e fazem falta, mas com conta, peso e medida. E eu apesar de não comer normalmente arroz, massa ou batata, faço-o para poder comer pão.

O meu desafio: controlar a ingestão de pão para quantidades aceitáveis.

É uma grande batalha esta de controlar o que se come depois do exercício... mas maior ainda é assumir e perceber que controlar o que se ingere e fazer exercício é uma batalha para a vida. E penso: "isto é para a vida toda: porque se assim não for volta tudo ao que era". E acreditem que tem de ser mesmo.

1 comentário:

  1. claro que é para a vida toda..porque a vida também é para a vida toda...
    para emagrecer tens de gastar mais calorias do que aquelas que consomes. é simples de perceber mas difícil de o fazer, eu sei.
    mas parece-me que uma das coisas mais importantes não te falta: motivação. e outra: empenho. e outra: persistência.
    Beijo e Keep on moving

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails