segunda-feira, 12 de abril de 2010

A mesma pessoa, 40 quilos depois



Lá se foi (quase) metade de mim.
É sempre estranho olhar as fotos onde nos revemos, uma e outra, a mesma pessoa, e tão diferentes. É estranho olhar-me a mim mesma e não reconhecer aquela imagem, como se nunca tivesse sido minha, ou como se nunca o tivesse aceite. Creio que as pessoas que me lêem percebem do que falo quanto menciono esta estranheza ao olhar o próprio corpo. Eu passei demasiado tempo a pensar que era só isso, um corpo, um aspecto apenas entre muitos outros de toda a minha identidade: releguei o aspecto para segundo plano e tornei-me naquela imagem, deixei andar, deixei o tempo passar. E ia-me enganando.

É com tristeza que vos falo disto, é triste que não haja alguém que nos dê um abanão. Apesar de saber que nem sempre estamos prontas para o receber. Eu só estive pronta para esse abanão depois de bater no fundo dos mais de 101 quilos, e foi preciso bater fundo, para num ano, mudar a minha vida, a minha cabeça e o meu corpo e poder dizer que tenho hoje 61 quilos.
Sei que há quem me acompanhe, e pessoas para quem este incentivo é importante e por isso acedi em mostrar aqui duas imagens que correspondem a esses dois "EU".
Não busco uma meta de perfeição nem o IMC x, y ou z, só porque sim. Sinto-me bem com o meu peso, que é normal para minha ltura, apesar de me sentir mal com as estrias e peles que ficaram... não me acho perfeita, nem cheguei ao "já estou bem". Mas ao pensar no antes, apetece-me dizer que me sinto bem na minha pele.
Não me posso dizer recuperada, ou pensar que agora já está. O corpo leva uns dois anos a assimilar que tem um determinado peso, uma determinada estatura. Mas eu mesma sei que não posso cair no erro de pensar que já está e serão precisos muitos anos, provavelmente terei de passar a vida toda a cuidar para não voltar ao antes.
Era este o testemunho que vos queria trazer: antes e agora. Deixo a todos 1 abraço.

21 comentários:

  1. Olá...

    Já leio o teu blog há algum tempo no entanto nunca deixei nenhum comentário, mas desta vez tenho que dizer UAU! Simplesmente fantástico o caminho percorrido e a vitória alcançada.
    Gostava sinceramente de ser como tu e ter essa força de vontade, dizes no teu post que "é triste que não haja alguém que nos dê um abanão"... eu preciso desse abanão, tento dá-lo a mim própria mas não resulta, tenho consciência que preciso de mudar e de fazer alguma coisa. Prometo a mim mesma todos os dias que a partir de amanhã é que é... e no dia seguinte prometo o mesmo e o tempo vai passando e eu sempre na mesma! GORDA! Sinto-me triste, infeliz, deprimida, desmotivada... horrorosa dentro da roupa... e há dias em que me sinto uma baleia ao lado das outras pessoas! Enfim! Nem sei que dizer :( Desculpa-me pelo desabafo... mas geralmente só quem passa ou passou por isto é que entende como nos sentimos.
    Um beijinho e muitos muitos parabéns pelo que alcançaste, estás muito bem! elegante e bonita ;)
    Sónia
    (sonitavssonita@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. tal como o comentario anterior, eu so posso dizer: UAU!
    a serio, acho q es uma inspiraçao para nós todas! e eu que tenho q perder menos de metade do peso que tu perdeste sinto-me quase sempre uma falhada :(

    eu acredito que as pessoas (principalmente as que se preocupam connosco) possam dar-nos um abanão e dizer-vos "ei, começa a cuidar de ti!".. mas nao serve de mt se, no nosso interior, nao desejarmos o mesmo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. k dizer??? n perdi 40 kgs... nm p + ou - mas sinto tal cm tu exa xtranheza... tt rlativamt ao antes k rejeito cm a uma peça de roupa k n nos cai bem ou uns spatos k magoam, como o agora, k m causa estranheza. ainda k 25 kgs + magra sinto-me eternamnt 1 gorda. n por ser mas pk o fui! e às xs parece ko tenho xcrito em toda a parte... nm intrexa cm. n intrexam os empurrões nm os abanões. intrexa o resultado final... e exe... é extraordinário! finda a fase de adaptação ao teu corpo agarra-lo-ás c unhas e dentes e c + krerás vstir o teu antigo corpo. parabéns.

    ResponderEliminar
  4. espetaculoooooooo.....parabenssssssssssss
    tou de boca aberta...és uma força da natureza....e estas a dar me uma mega ajuda pra minha dieta..
    mto obrigada pelos teus mail e dicas...
    carla_mq...Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por partilhares...acho que todas nós que andamos nesta vida de dietas, gostamos de ver com os próprios olhos que é possivel.
    Parabens!

    ResponderEliminar
  6. Uowwwwwwwww!!! Espectacular!!! Sem palavras!!!


    Linda!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Electra!

    Eu sou uma das tuas fãs que te acompanha desde o início! Mesmo desde o começo desta tua batalha e o que tenho a dizer está comprovado nas fotos! Nunca te deixaste ir abaixo e embora tenhas chegado a esse ponto (101kgs), há quem chegue e deixe de lutar e tu nunca desististe e agora estás linda, como vejo na foto. Só tens que ter orgulho em ti e continua neste teu blogue porque és uma inspiração para mim e para qualquer pessoa. És uma vencedora, é só o que tenho a dizer! Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. tas mm fabulosa :D
    és um orgulho, brevemente vou precisar de ti! bjinhosss

    ResponderEliminar
  9. Mts parabens estás excelente, uma diferença abismal mesmo.

    Bjs e obrg pelo bom exmplo

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, concordo com a Sakura, também perdi 25 Kgs e realmente sempre senti uma diferença enorme que sinceramente com 40 Kgs a - é mesma uma Super Vitória Parabéns :)

    Bjo e Força para manter :) que quanto a mim é + dificil que perder os Kgs.

    ResponderEliminar
  11. és de facto um exemplo a seguir, sem dúvida! Muitos parabéns pelo aquilo que já conseguiste até então! és exemplo que as coisas podem acontecer basta querer muito e acreditar!

    ResponderEliminar
  12. que vitória! Es um simbolo de preserverança ! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns !!!


    E não ficaste com peles caídas ,maravilha!!
    Ando na luta e agora penso que com muita ginástica devo chegar lá.

    ResponderEliminar
  14. parabéns :) a tua força de vontade é de louvar, houve um tempo k consegui avançar nesta dura batalha do peso mas a força de vontade foi-se . . . Agora há dias em k consigo avançar mas depois vêm outros k me deixam de rastos . . . costumo passar aqui no teu blog para me incentivar a lutar sempre. Mais uma vez muitos parabéns :) clara

    ResponderEliminar
  15. Oi...
    Vc me inspira muito...parabens...
    Passei para deixar um beijo a ti pelo dia do beijo...
    Beijokas

    ResponderEliminar
  16. Estás maravilhosa, é o que eu te digo.
    Quanto à flacidez (que chateia como tudo), se tiveres possibilidades finaceiras vai a um cenntro de beleza fazer uns tratamentos, vais ver que resulta.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  17. é uma diferença BRUtallll , diria o meu carrasco :) olha flor, eu tambem fiquei com buéeeeeeeeeeeeeeeeeeeee estrias, mas ja as tinha obvio pela gravidez do meu filho e a minha barriga me incomoda por demais, odeio olhar, mas olha só indo pra uma miniabdominoplastia, e a coragem que nao me acompanha? hahahaah nem pensar.... outro dia tirei eu foto de mim mesmo de cima de biquini bem na parte da barriga e umbigo, olha que inferno, onde tem um triquini giro pra vender neste país? só assim mesmo... mas antes com estrias e magra do que OBESA.... isso sim é real !

    ResponderEliminar
  18. sem querer imitar comentários que já deixaram mas UAU mesmo!!! Fantástica.

    E esse cabelo? Lindo. É simplesmente a cor e comprimento de cabelo que eu mais quero e estou a lutar por ele (como espiga facilmente tenho de o cortar frequentemente =s)

    ResponderEliminar
  19. Parabens por ter conseguido alcançar os teus objetivos. eu comecei no principio deste mes a luta para perder 50 kg.
    se quiseres podes dar um saltinho ao meu blog.
    mais uma vez parabens

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais nada Parabéns pelo Blogue e pelo impressionante e inspirador testemunho...
    Queremos lançar-lhe um desafio:
    Registe-se no Registo Nacional de Controlo do Peso!
    O Registo Nacional de Controlo do Peso é um registo nacional voluntário de pessoas com sucesso na redução estável do peso. Este estudo pretende identificar indivíduos adultos com sucesso na redução e manutenção do peso a longo prazo, caracterizar os métodos associados à perda de peso bem sucedida e, simultaneamente, descrever as estratégias de manutenção do peso adoptadas.

    Você é um caso de sucesso que merece ser estudado por isso participe e inspire outras pessoas a terem sucesso na gestão do peso corporal.

    Saiba mais em http://www.registodopeso.net/ e visite a nossa página no Facebook!

    Contamos com a sua ajuda para divulgar este estudo de interesse público!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails