domingo, 25 de julho de 2010

Exercício: bola de pilates


Hoje inauguro um novo tipo de exercício, que estou ansiosa por descobrir mais sobre o assunto: a bola de estabilidade ou bola de Pilates. Comprei uma e agora estou a ver uns vídeos no Youtube, perceber como funciona, e se tiverem dicas, se já souberem algo sobre o assunto, contem-me tudo!

Não é muito difícil fazer exercício, basta querer. Cá em casa tenho uma bicicleta elíptica, pesos, a bola de pilates e um tapete para fazer exercícios, abdominais... depois, lá fora é possível fazer muito mais: caminhadas , corridas, ténis... E com pouco investimento é possível fazer muito pela nossa condição física! E assim sendo, não há desculpa: mexam-se!

Apesar disso, o exercício que tenho feito não é muito: ontem 45 minutos de natação de manhã, piscina e sol de tarde... hoje apenas uns 45 minutos de ténis debaixo de um calor que não se podia, e agora aqui estou eu a investigar sobre a tal bola milagrosa! Ao que parece há quem a use para estar sentado ao computador!
Alguém por aí que faça pilates ou que use a bola?

7 comentários:

  1. Olá:
    Tenho uma bola, por acaso igual à da figura.
    Em casa usei ainda pouco, mas já usei no ginásio, mas não em Pilates.
    O que podia ser mais esclarecedor seria fazer uma aula experimental, que normalmente os ginásios oferecem, para ficar com umas luzes.
    Há pormenores, essencialmente de postura, eixo de coluna, ponto de gravidade, etc, que os profissionais passam nas aulas e nós em casa, não "apanhamos" tão facilmente.
    Basicamente só usei para trabalho abdominal e pernas.
    Neste momento não tenho usado por questões de saúde, mas pretendia tb iniciar exercícios indo a alguma aula ou algumas aulas para refresh.
    É a minha opinião.
    A verdade é que mesmo em ginásios já vi muitos instrutores a cometerem erros enormes de postura correcta, essencialmente por desleixo ou desinteresse.
    Sendo assim, dependendo de cada um de nós, observando vídeos pode ser um bom ponto de partida.
    Acompanhar os exercícios com as respirações correctas, expirando e inspirando, no momento certo, concentrar nos alinhamentos da coluna, movimentos de pernas enquadrados no alinhamento coluna, joelhos alinhados com tornozelos, etc pontos que para mim são chave...
    Penso que não ajudei por aí além, mas não é fácil.
    Vou ver em arquivo alguns vídeos e depois posso partilhar ou enviar.

    ResponderEliminar
  2. essa semana eu vou tirar a poeira do meu eliptico! hehe... uma semana super light pra todas nós! bjus!

    ResponderEliminar
  3. Eu divirto-me imenso com uma bola igual a tua. Ainda estou muito no início mas é muito giro tentar o equilibrio em cima da bola.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Electra. Também quero comprar uma bola dessas. Estou a aproveitar-me das dicas que te dão. Estou a pensar inscrever-me num ginásio. O que achas disso (pergunto porque tens tantos equipamentos em casa)? Obrigada e bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Electra,
    também ando de olho numa dessas bolas para ajudar a definir a musculatura dos abdominais e lombar. Mas pelos vistos parece que serve para muito mais.
    A Lilith aconselhou-me este vídeo da Fnac :http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=2&catalog=dvdVhs&categoryN=Filmes&category=dvdDocumentariosDesporto&product=5600416151416.
    Ainda não verifiquei se têm mas provavelmente vou lá logo espreitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá meninas!Obrigada MJFK! Estou a sacar uns videos do Vuze... ainda não vi, depois conto se gostei. Talvez me inscreva nas aulas de pilates em setembro.

    Maria, se queres inscrever-te num ginásio acho que fazes muito bem: pagar para fazer aulas dá-nos mais vontade de não esbanjar dinheiro e acabamos por ser mais assíduas que em casa.
    Eu não tenho muito tempo, por isso reuni em casa equipamento para poder fazer algum exercício, nada de mais!

    Luciana, acho que existe esse video no vuze, se der pra sacar depois aviso-te e arranjo maneira de partilhar!

    Bj pra Sammy, não podemos deixar ganhar poeira não! Isso é sinal que estamos a ceder à preguiça!

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    vai dando umas dicas de exercicios com a bola, também queria comprar uma :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails