terça-feira, 3 de agosto de 2010

M - manutenção


Ontem foi dia de consulta, e talvez pela primeira vez, foi uma consulta onde eu estava triste. Se durante todo este processo fui ficando feliz assumindo como uma vitória cada quilo perdido, isso já não tem acontecido.
Apesar de ter assumido este peso como o peso a manter, ainda assim a minha cabeça pressionava-me a ter nesta consulta um peso mais baixo que na anterior - foi muito tempo a perder peso, e isso faz com que agora seja psicologicamente complicado assumir com naturalidade um peso superior. Subi à balança e tinha 57.5 com roupa, na consulta anterior tinha 57.9.

Mas era mais do que isto, os meus problemas definitivamente já não estão no peso, estão disseminados numa série de outros assuntos que me andam a afectar imenso.
Apesar de ser uma pessoa bem disposta, não sou o género de estar sempre feliz: volta e meia sou assaltada por uma apatia, fico no meu canto calada, meto os phones e oiço a minha música alheada do que está em volta. Choro aparentemente sem motivo, fico sem vontade de fazer nada.
E é isso que me está a acontecer neste momento. Sei que é uma fase pré férias, uma fase de sobrecarga e de acumular de stress e que eu já dei tudo o que tinha a dar.
Mas aliado a esta fase de cansaço natural está a minha tristeza e insatisfação: com o meu corpo que não resistiu bem ao facto de ter perdido 44 quilos- ficaram estrias, peles a mais, um peito vazio e sem forma, ossos expostos de um lado e uma barriga, umas coxas uns braços longe de serem aquilo que eu considero ser um corpo bonito. E nesta altura deparo-me com corpos bonitos e invejáveis em todo o lado ( praia, piscina, rua ...) e isso intensifica a minha noção de que não tenho o corpo que gostaria de ter apesar de estar magra, ter um IMC normal, fazer exercício e ter uma vida saudável!

Sei que o ser humano é naturalmente insatisfeito. E eu acho que é perfeitamente natural não me sentir satisfeita. Sei que devia estar feliz por ter conseguido perder o peso que perdi e ter o corpo que tenho hoje, mas em vez disso assaltam-me os medos (de voltar a engordar), a tristeza (de não ter o corpo perfeito).

Entre outras coisitas que contarei mais tarde...

9 comentários:

  1. Descobri o teu blog há pouco tempo e fiquei fascinada. Sempre lutei contra o meu peso (desde pequena) e estou constantemente a perder e a ganhar peso.
    O teu percurso dá-nos força para continuar a luta, para acreditar que é possível. Muitos parabéns por tudo o que alcançaste.
    Percebo que fiques triste por não teres o corpo que querias, mas é natural que fiquem marcas após a perda de 40kg, apesar de tudo a tua foto mostra que estás espectacular. Não te deixes ir abaixo e evita ficar obcecada em emagrecer mais, é precisamente essa tendência que quase todas temos quando atingimos o peso ideal que pode levar-nos para os caminhos da anorexia.
    Mais uma vez muitos parabéns e ânimo!

    ResponderEliminar
  2. Já es uma vencedora desde do momento em que te comprometeste a perder esse peso todo e conseguiste.
    Essa insatisfação toda? É completamente normal. Estavas com uma ideia final do teu corpo que não correspondeu a final, certamente que ficaste um bocadinho desiludida com essa peles.
    Mas tudo tem solução! :D

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Entendo o que sentes. E agora que lês estes recados de incentivos possivelmente já nem estás com esse baixo astral. Somos um ser insatisfeito e tentamos encontrar sempre uma justificação para a nossa insatisfação e vazio interior. Neste momento sentes que a culpa poderá ser das peles que ficaram após a perda de todos esses kilos.
    A vida é cheia de etapas, metas e objectivos. Então? o 1º já está... alcançaste o peso, imc normal e desejado, agora a tonificação... exercício.. uma nova meta! Obviamente que é mais dificil de quantificar o objectivo, mas certamente que tu própria vais sentindo alterações fisicas. Nada é eterno... apenas a esperança e o amor, por isso! Toca a acreditar, levantar o astral, traçar nova meta. e ficar a olhar para as que têm um corpo mais bonito não permite outras complicações que elas poderão ter em suas vidas. Por mais que custe a aceitar o corpo não é tudo... a mente também ajuda a melhorar o nosso fisico!
    Estou no mesmo percurso que tu... e também sou hiper mega temperamental, ora muito bem, ora "amuo" com uma tristeza profunda.. e porquê? não sei... muitas vezes não tenho motivo mas... procuro.. e também eu me vingo no corpo... temos que tonificar a nossa mente com pensamentos positivos e alegres!
    Um grande beijinho

    podes visitar-me se assim o entenderes.
    http://xananuncadesiste.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá Electra! Estou um bocadinho assustada com o teu post. Eu estou tb a perder peso, sem pressa, mas tenho pavor de peles e estrias. Por isso faço exercício e ponho creme. Achas que isso não chega? É que eu já notei que a tua perda não foi além do razoável cada semana... (mais ou menos ao ritmo da minha).
    Estou tb preocupada se não estarás a acumular tanta frustração (corpo e outras coisitas) e isso não vai desencadear uma depressão...
    A nutricionista onde vais não pode encaminhar-te para aquelas cirurgias de reconstrução depois de grandes perdas de peso? Informa-te.
    Lutaste muito, sacrificaste muitos prazeres, para chegar onde chegaste, mas ainda não acabou. Investe com força no ginásio e procura a tal cirurgia. Vais sentir que estás a fazer alguma coisa por ti... já que a solução pode não estar só nas tuas mãos neste caso.
    Bj e conta comigo...

    ResponderEliminar
  5. Penso que deves tratar de uma questão de cada vez. Já emagreceste imenso, o que foi uma excelente vitória. Agora deves tonificar e se é algo que te entristece assim porque não investir num personal trainer?
    Poderia indicar-te os exercicios mais correctos. Para as estrias devem haver tratamentos a laser. Pesquisa, vai a uma consulta de cirurgia plástica, por exemplo. Entretanto deixo-te um link de uma tratamento caseiro anti-estrias:
    http://deixardecomplicar.blogspot.com/2010/06/estrias.html

    Agora anima-te, porque o mais dificil já conseguiste! Estás mtos passos à frente da maioria de nós. Bjs

    ResponderEliminar
  6. A vida é complica e nem sempre estamos safisfeitos, mas tens que te animar pois és uma vencedora. Um exemplo para todas as que querem eliminar os quilos a mais, sejam poucos ou muitos.
    É evidente que a mudança deixa marcas mas é sempre melhor que ser gorda.
    Uma coisa podes ter a certeza as magras não são felizes só porque são magras... Todos nós temos os nossos problemas e angústias.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Então?? Onde está a aquela MULHER que admiro tanto...já te acompanho a algum tempo (apesar de não comentar) e sei que és uma lutadora...tens de amar o teu corpo. Ninguém é perfeito..aposto que são muitas as mulheres que passam por ti e dizem: "Uau, gostava de ter o corpo desta mulher!"
    Ama-te e sorri todos os dias :D

    Desejo-te tudo de bom...com carinho, Laura

    ResponderEliminar
  8. a gente fica num ritimo tao bom de emagrecimento que quando chega a hora de manutençao, a gente fica com tedio... heheheh bjus!

    ResponderEliminar
  9. Olá, vou seguir-te, gostei muito do teu blogue, identifico-me em algumas coisas contigo...especialmente neste post.
    Parabéns pela tua conquista...é realmente notavel o peso que perdeste!

    Um beijinho e força.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails